quarta-feira, 11 de setembro de 2013

[INFORMAÇÃO] - iPhone 5c e sua estratégia

Traseira do iPhone 5c verde 
Hoje, gostaria de comentar um pouco sobre o preço do iPhone 5c.

Por que o tópico é importante? Porque a Apple criou uma estratégia de preço para este produto específico, o que pode representar seu sucesso ou fracasso em mercados altamente disputados, como a Ásia. E pode ainda conter o crescimento do Android.
Os preços foram informados ontem e claro, é interessante comentar este ponto.

O iPhone 5c foi posicionado entre o 5s e o 4s. Até aí, já era esperado mas como nós Brasileiros, ficamos nisso ?

Os preços foram colocados abaixo da faixa de US$200, como esperado — US$99/US$199 (16GB/32GB). O problema, no entanto, está no fato de que esses preços referem-se ao iPhone 5c com um simples e pequeno contrato de dois anos.

Sem contrato, como provavelmente será o caso de uma boa fatia dos consumidores nos mercados para os quais imaginávamos que a Apple apresentaria um produto popular, os preços sobem para US$549/US$649 (16GB/32GB).

Eis a notícia, o iPhone 5c infelizmente acaba por não ser um produto popular.

E mais: tem o preço que se esperaria o iPhone 5 com desconto, após o lançamento do iPhone 5s porém a própria empresa informou que não ira abaixar os preços dos aparelhos "antigos".

Apesar de ter quase as mesmas características do "antigo" iPhone 5, este, se torna mais barato para ser produzido. Assim, crescerá a margem de lucro da Apple. Maior, obviamente, do que se o 5 fosse vendido com desconto e também vemos que a diferença deste detalhe na política de preço anula o risco de canibalização entre 5c e 5s.

Então, caros leitores, podemos ver que na verdade a Apple enganou a todos, criando um produto mais barato, com maior margem e se livrando do risco de canibalização e redução de margem que a manutenção do iPhone 5, com desconto, representaria.

Se essa é uma notícia que deve levar as ações para cima, a má é que a Apple não tem um produto forte para o consumidor que procura um smartphone low-end. A esperança fica por conta de uma alta penetração com preço subsidiado nas operadoras China Mobile e NTT DoCoMo, o que dificilmente impedirá que o Android continue a crescer seu market share.

Vemos então, qual é a estratégia: a Apple empurrou com a barriga o problema da hegemonia de mercado. Os lançamentos são ótimos, o que garante fazer os acionistas mais felizes com os dividendos, mas não fazem frente ao crescimento do Android que tem no mercado, vários aparelhos no campo low-end.

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