Hoje, gostaria de comentar um pouco sobre o preço do iPhone 5c.
Por que o tópico é importante? Porque a Apple criou uma estratégia de preço para este produto específico, o que pode representar seu sucesso ou
fracasso em mercados altamente disputados, como a Ásia. E pode ainda
conter o crescimento do Android.
Os preços foram informados ontem e claro, é interessante comentar este ponto.
O iPhone 5c foi posicionado entre o 5s e o 4s. Até aí, já era esperado mas como nós Brasileiros, ficamos nisso ?
Os preços foram colocados abaixo da faixa de US$200, como esperado —
US$99/US$199 (16GB/32GB). O problema, no entanto, está no fato de que
esses preços referem-se ao iPhone 5c com um simples e pequeno contrato de dois
anos.
Sem contrato, como provavelmente será o caso de uma boa fatia dos
consumidores nos mercados para os quais imaginávamos que a Apple
apresentaria um produto popular, os preços sobem para US$549/US$649
(16GB/32GB).
Eis a notícia, o iPhone 5c infelizmente acaba por não ser um produto popular.
E mais: tem o preço que se esperaria o iPhone 5 com desconto, após o lançamento do iPhone 5s porém a própria empresa informou que não ira abaixar os preços dos aparelhos "antigos".
Apesar de ter quase as mesmas
características do "antigo" iPhone 5, este, se torna mais barato para ser
produzido. Assim, crescerá a margem de lucro da Apple. Maior,
obviamente, do que se o 5 fosse vendido com desconto e também vemos que a diferença deste detalhe na
política de preço anula o risco de canibalização entre 5c e 5s.
Então, caros leitores, podemos ver que na verdade a Apple enganou a todos, criando um produto mais barato,
com maior margem e se livrando do risco de canibalização e redução de
margem que a manutenção do iPhone 5, com desconto, representaria.
Se essa é uma notícia que deve levar as ações para cima, a má é que a
Apple não tem um produto forte para o consumidor que procura um
smartphone low-end. A esperança fica por conta de uma alta
penetração com preço subsidiado nas operadoras China Mobile e NTT
DoCoMo, o que dificilmente impedirá que o Android continue a crescer seu
market share.
Nenhum comentário:
Postar um comentário